MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM

contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade

Autores

  • Valdirene Soares dos Santos UNESP- CAMPUS BAURU - SP

Palavras-chave:

educação, sociedade, Durkheim, Weber

Resumo

O presente artigo  traz uma reflexão dos principais pressupostos teóricos da sociologia sobre o tema educação, a partir das obras de Weber (1982), Morrow (1997), Durkheim (2007; 2016, 1955), buscando compreender, analisar e refletir as divergências e semelhanças entre as ideias dos autores. Nesse viés, o objeto desse estudo centra-se na seguinte problemática: como esses autores concebe o fenômeno educativo na sociedade? Como resultado foi possível compreender que a relação entre educação e sociedade se dá por meio da contradição. Os autores apresentam a educação como elemento fundamental no desenvolvimento da consciência e como forma de transformação do ser humano, porém, na história da educação brasileira não se percebe preocupação com um processo educacional emancipatório e, na atualidade, podemos observar reformas educacionais com intenções nítidas de reforçar o descompromisso com o público e de qualidade. Dessa maneira, a educação considerada elemento de transformação social aliena o homem e, a serviço do capital descaracteriza o lócus da luta de classes acirrando a desigualdade social.

Referências

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia, trad. Lourenço Filho, São Paulo, 4ª ed., 1955, pp. 25.56.

DURKHEIM, Émile. O ensino da moral na escola primária. São Paulo: Cebrap, 2007.

MORROW, R. A., & Torres, C. A. (1997). Teoria Social e Educação: Uma Crítica das Teorias da Reprodução Social e Cultural. Porto: Edições Afrontamento.

NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

SANTOS , V. S. dos. MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1155. Acesso em: 29 fev. 2024.