CULTURA, COMPORTAMENTO E LINGUAGEM

uma análise Behaviorista de uma interseção complexa

Autores

Palavras-chave:

behaviorismo, cultura, comportamento, linguagem

Resumo

Este artigo explora a intrincada relação entre cultura, comportamento humano e linguagem sob a perspectiva Behaviorista. Através da análise dos conceitos fundamentais do Behaviorismo, como comportamento operante, metacontingência e comportamento verbal, foi examinado como a cultura influencia a formação de padrões comportamentais compartilhados em grupos. Utilizando uma abordagem metodológica de revisão do tipo estado do conhecimento, foram analisadas as interações entre os princípios Behavioristas e a influência cultural nas ações individuais e coletivas. A cultura é vista como um conjunto de comportamentos operantes adquiridos por meio de condicionamento social, moldando as normas e valores através de reforços e punições positivas e negativas. A análise da metacontingência revela como as ações individuais se combinam para formar padrões comportamentais culturais. Além disso, foi explorado a aquisição da linguagem como um processo de condicionamento, influenciado pelas nuances culturais, mostrando como a cultura remete em expressões idiomáticas, metáforas e formas de tratamentos. Por fim, este artigo oferece uma visão abrangente da complexa rede de influências que moldam os comportamentos humanos e destaca a importância da cultura na compreensão do comportamento humano.

 

Biografia do Autor

Estér de Souza Batista Corrêa, Centro Universitário de Excelência

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Excelência - UNEX 

Raphael Weber Silva Rocha, Centro Universitário de Excelência

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário de Excelência - UNEX

Gênesis Guimarães Soares, Centro Universitário de Excelência

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). Docente do ensino superior, vinculado ao Colegiado de Psicologia, no Centro Universitário de Excelência - UNEX.

Referências

BAUM, M. W. Compreender o Behaviorismo: Comportamento, cultura e evolução, Porto Alegre: Artmed Editora, 2019.

BOYD, R., RICHERSON, P. J. Culture and the evolutionary process. Chicago: University of Chicago Press, 1985.

CATANIA, A. C. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e cognição, Porto Alegre: Artimed Editora, 1999.

MARTINS, Vicente. A Teoria Behaviorista da Aquisição da Linguagem. Soletras. São Gonçalo, n. 15, Pág. 1-4. fev. 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/4881. Acesso em: 15 ago. 2023.

SILVA, A. P. P. N.; SOUZA, R. T. R.; VASCONCELLOS, V. M. R. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação. Porto Alegre, v. 43, n. 3, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37452. Acesso em: 10 ago. 2023.

SKINNER. B. F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2003.

TODOROV, J. C.; MARTONE, R. C.; MOREIRA M. B. Metacontingências: comportamento, cultura e sociedade. Santo André: ESETec, 2005.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

CORRÊA, E. de S. B.; ROCHA, R. . W. S.; SOARES, G. . G. CULTURA, COMPORTAMENTO E LINGUAGEM: uma análise Behaviorista de uma interseção complexa. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1144. Acesso em: 29 fev. 2024.