HIPERTEXTO E SUAS NUANÇAS

O papel do leitor na dinamicidade do hipertexto

Autores

Palavras-chave:

hipertexto, leitor, função, intencionalidade

Resumo

Com os avanços tecnológicos, a prática de leitura ganhou um novo elemento, o qual sugere uma dinâmica de informações dentro de uma leitura que não obedece a uma sequência preestabelecida por um autor. Passamos então a conhecer o hipertexto, o qual parte do pressuposto que as informações de um texto podem ser interligadas de forma não linear por meio de links, produzindo uma sequência lógica de dados no âmbito digital. Por essa perspectiva, a presente abordagem tem por objetivo geral, identificar a relação entre leitor e o hipertexto, levando em consideração que toda e qualquer informação para que seja interligada a uma outra necessita da interação do leitor. Assim, propomos uma reflexão sobre a função do leitor nas interligações que ocorrem no hipertexto. Para tanto, os objetivos específicos seguirão as seguintes etapas: a) buscar um levantamento bibliográfico sobre a abordagem; b) analisar o conceito de hipertexto relacionando a função do leitor; c) interpretar a intencionalidade do leitor no campo do hipertexto. Desta forma, a pesquisa será conduzida por uma pesquisa bibliográfica através de uma abordagem interpretativa, de natureza qualitativa respaldado em Lévy (1993), Koch (2007), Fabiana Komesu (2005) Ferreira e Dias (2005), Rafael Nonato (2009), Maria Dayane e Lígia Sangela (2021), com intuito de analisar e interpretar informações que contribuirá com a abordagem aqui posta.

Biografia do Autor

Maria Dayane Lima Miranda, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Letras, pela Universidade Estadual da Paraíba, com habiitação para Língua portuguesa. 

Referências

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. DIAS, Maria da Graça B.B. Leitor e Leituras: Considerações sobre Gêneros Textuais e Construção de Sentidos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2005, 18 (3), pp.323-329.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Hipertexto e construção do sentido. Alfa, São Paulo, 51 (1): 23-38, 2007.

KOMESU, Fabiana. O autor e o leitor no hipertexto. Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estudos Linguísticos XXXIV, p. 881-886, 2005. [884 / 886].

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.

LIMA Miranda, Maria Dayane.; CAMILO da silva, Sangela Ligia. Uma abordagem acerca do ambiente em que o hipertexto se manifesta: um mecanismo que ultrapassa os limites digitais. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/942. Acesso em: 10 ago. 2023.

NONATO, Rafael dos Santos. Teoria do conceito e hipertextos: uma proposta para determinação de relacionamentos em links conceituais. Belo Horizonte, UFMG, 2009.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

LIMA MIRANDA, M. D.; BARBOSA LUNA, F. HIPERTEXTO E SUAS NUANÇAS : O papel do leitor na dinamicidade do hipertexto. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1134. Acesso em: 29 fev. 2024.