EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO DIANTE DAS NECESSIDADES ESPECIAIS

uma análise bibliométrica

Autores

  • Luciana de Oliveira Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Jussara de Paula da Silva Moura Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

educação especial, psicopedagogia, crianças com necessidades especiais, pesquisas interdisciplinares

Resumo

Este artigo discorre do trabalho psicopedagógico desenvolvido na educação especial a partir de investigações acadêmicas. Com o objetivo de analisar e refletir sobre a ação psicopedagógica em ambiente educacional inclusivo. Mediante ao exposto propõe-se uma revisão sistemática fundamentada em dados matemáticos ou bibliométricos, este tipo de análise garante resultados rápidos e precisos consonante com Guimarães et al (2021), com base nessa metodologia foi possível analisar a importância da atuação do psicopedagogo na educação especial, nos referenciando em teóricos como José; Coelho; Lakomy (2008). A base escolhida para realizar as buscas acadêmicas foi a Scopus Elsevier. Os resultados gerados nessa base possibilitou identificar a nível mundial as principais publicações sobre: Educação Especial, Psicopedagogia, Crianças com necessidades especiais, bem como o ano que se deu a primeira publicação, quantitativo de documento por território, por autor e as instituições que esses autores mantém vínculo a partir das interpretações dos gráficos obtidos nos resultados das análises da base Scopus fica explícito que quando o tema da pesquisa é psicopedagogia os pesquisadores de maior interesse são espanhóis, quando o tema
passa a se referir a crianças com necessidades especiais e educação especial são brasileiros. Esses resultados reafirmam a importância do trabalho desenvolvido pelo psicopedagogo para a educação inclusiva e de realização de pesquisas interdisciplinares para compreender as necessidades de cada ser humano.

Referências

FACION, José Raimundo(Org.). Inclusão escolar e suas implicações. In: MATTOS, Carmen Lucia Guimarães et al. A formação de professores. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2008.

GUIMARÃES, André José Ribeiro; DA CONCEIÇÃO MOREIRA, Paulo Sergio; BEZERRA, Cicero Aparecido. Modelos de inovação: Análise bibliométrica da produção científica. Brazilian Journal of Information Science, n. 15, p. 6, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7914073.pdf. Acessado em abril de 2023.

JOSÉ, Elizabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ática, 2008.

LAKOMY, Ana Maria. Teorias cognitivas da aprendizagem. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2008.

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico, v. 12, n. 139, p. 71-76, 2012.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

SILVA, L. de O.; MOURA, J. de P. da S. EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO DIANTE DAS NECESSIDADES ESPECIAIS: uma análise bibliométrica. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1132. Acesso em: 29 fev. 2024.