A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL:

uma revisão

Autores

  • Clélio Rodrigo Paiva Rafael Universidade Federal do ABC https://orcid.org/0000-0002-8365-4944
  • Cristina de Lacerda Tessarole Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ronald Assis Fonseca Faculdade Única de Ipatinga

Palavras-chave:

tecnologia, educação básica, prática pedagógica, TICs

Resumo

As transformações sociais e tecnológicas têm demandado que os processos de ensino e aprendizagem sejam repensados, adotando metodologias mais dinâmicas, que descentralize o conhecimento e que coloquem o aluno como protagonista do processo. Neste cenário as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) surgem como ferramentas que possibilitam práticas pedagógicas que potencializam a verdadeira participação do aluno, colocando-o como ator principal do conhecimento, participativo, colaborativo e inclusivo. Diante disso, essa pesquisa teve o objetivo de investigar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em processos de ensino e aprendizagem do ensino fundamental, expondo aspectos voltados aos benefícios de sua aplicação. Para tanto, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica onde utilizou-se descritores intimamente ligados à temática da pesquisa para buscar trabalhos nos bancos de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google Scholar, considerando trabalhos publicados no período de 2015 a 2022. Foram selecionados 08 trabalhos para extração de informações e inserção na pesquisa. Estes trabalhos evidenciaram que nos dias de hoje é fundamental a utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem, pois elas fazem parte do cotidiano da sociedade e principalmente por possibilitarem a potencialização do conhecimento. Além disso, foi observado que embora as TICs possuam considerável importância para o ambiente escolar, a sua implementação exige algumas cautelas, no qual perpassam desde estruturas físicas até capacitação por parte de professores, alunos e gestores.

Referências

COSTA, Joana Dias et al. Tecnologias e educação: o uso das TIC como ferramentas essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 25034-25042, 2019.

DA COSTA SILVA, Natã et al. Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas no Ensino Fundamental nas Escolas Públicas Brasileiras: Uma Revisão Sistemática. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 6, pág. e31511628722-e31511628722, 2022.

DA COSTA, Joana Dias et al. Tecnologias e educação: o uso das TIC como ferramentas essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 25034-25042, 2019.

FERREIRA, Verônica Moreira Souto; DE OLIVEIRA, Tálita Regina Henrique; DA SILVA, Maria Ivonaide Félix Duarte. Desafios em tempos de pandemia: o ensino remoto emergencial da educação física no ensino fundamental. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.

FREITAS, Matheus. Você sabe o que são as novas Tecnologias da Comunicação e Informação?. Disponível em: <https://www.unifoa.edu.br/voce-sabe-o-que-sao-as-novas-tecnologias-da-comunicacao-e-informacao/>. Acesso: 15 mar. 2022.

GIASSI, Maristela Gonçalves; RAMOS, Mariana Colombo. Tecnologias da informação e comunicação–tic no ensino aprendizagm de ciências. Revista Dynamis, v. 22, n. 2, p. 52-62, 2016.

GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Ed.). As tecnologias nas práticas pedagó­gicas inclusivas. Editora Oficina Universitária, 2012.

LOPES, Raabe Corado; CASTRO, Darlene Teixeira. A importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Humanidades & Inovação, v. 2, n. 2, 2015.

MIRANDA, Lyana Thédiga de; FANTIN, Monica. A perspectiva social das competências mi-diáticas: reflexões sobre participação e interação das crianças na escola. Revista Lumina, v. 12, n.1, p. 55-67, jan./abr. 2018.

ROBERTO, Beatriz Aparecida Silva. Uma revisão bibliográfica sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) para a prática pedagógica em sala de aula. 2017.

SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, p. 429-438, 2020.

SILVA, Taís Cristina; DA SILVA, Karol; COELHO, Marcos Antonio Pereira. O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação básica. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2016.

SILVA, Vitor de Almeida; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Química e os aspectos semióticos envolvidos na interpretação de informações acessadas via web. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, p. 639-657, 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

RAFAEL, C. R. P.; TESSAROLE, C. de L.; FONSECA, R. A. A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL:: uma revisão. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1131. Acesso em: 29 fev. 2024.