DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá e Faculdade de Educação São Luís; Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luan Brenner da Costa Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto; Faculdade Metropolitana

Palavras-chave:

estratégias pedagógicas, interação, docência, aprendizagem colaborativa

Resumo

A docência compartilhada na Educação a Distância é uma abordagem pedagógica que vem ganhando destaque ao promover a colaboração entre múltiplos educadores no processo de ensino. Esta prática surge como uma resposta à crescente demanda por abordagens educacionais inovadoras, capazes de enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos em ambientes virtuais. O presente estudo tem como objetivo explorar os fundamentos, benefícios, desafios e implicações da docência compartilhada na EAD, com o propósito de compreender sua eficácia e suas implicações. Para alcançar esse objetivo, o estudo adotou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, envolvendo a revisão sistemática da literatura existente sobre o tema. O desenvolvimento do estudo revelou que a docência compartilhada na EAD oferece diversas vantagens, como a diversificação de perspectivas e abordagens pedagógicas, enriquecendo a experiência educacional dos alunos. No entanto, também foram identificados desafios relacionados à definição de papéis, comunicação entre docentes e coesão do conteúdo apresentado. Em conclusão, à docência compartilhada na EAD representa uma abordagem que ressoa com a necessidade de uma educação mais interconectada e colaborativa. Por meio da colaboração entre educadores e do uso inteligente da tecnologia, essa abordagem pode aprimorar a qualidade da experiência educacional on-line, preparando os alunos para os desafios de um mundo cada vez mais globalizado.

Biografia do Autor

Luan Brenner da Costa, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto; Faculdade Metropolitana

Especialista em Gestão Pública (FESL/2023), Docência no Ensino Superior (FESL/2023), Enfermagem Estética Avançada (Fapuga/2022). Bacharel em Enfermagem pela Fundação Hermínio Ometto (2021). Técnico em Gestão de Projetos pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (Centro Paula Souza CPS - 2023). Possui experiência na área de enfermagem com ênfase em saúde coletiva, centro cirúrgico e central de matérias; liderança e tomada de decisão; reprodução humana; comunicação empresarial; gestão de pessoas, suprimentos e projetos; estética facial, corporal e avançada. Professor Docente em Enfermagem em Centro de Ensino Técnico de Ribeião Preto/SP e Professor Conteudista na Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto no curso de Estética e Cosmética.

Referências

ALVES, L. Educação a Distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - RBAAD, São Paulo, v. 10, n. 11, p. 85-92, 2011.

CALDERANO, M. A. Docência compartilhada: contextos e viabilidade prática. 2016. Memorial (Promoção na carreira - Professor Titular) - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.

HOFFMANN, J. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

MILL, D. l.; OLIVEIRA, M. R.; MILL, D. Tecnologia e educação: aportes para a discussão sobre a docência na era digital. In: ______. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-6, mar. 2012.

PEIXOTO, J. Relações entre sujeitos sociais e objetos técnicos: uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias. Revista Brasileira e Educação, Rio de Janeiro, v. 20. n. 61, p. 317-332, abr./jun. 2015.

SILVA, R. P. Desafios do Ensino a Distância – EAD e as oportunidades de capacitação dos agentes públicos. 2020. Monografia (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Brasília, DF 2020

TOSCHI, M. S. Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem: múltiplas visões. Anápolis: UEG, 2013.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

LOPES, M. M.; COSTA, L. B. da. DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA . Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1129. Acesso em: 29 fev. 2024.