ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS

uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico

Autores

  • Jussara de Paula da Silva Moura Moura Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Cristiana Barcelos da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

COVID-19, docência, tecnologias digitais, pandemia

Resumo

Os impactos gerados para diversos segmentos da sociedade e o isolamento social emergencial causado pelo vírus da COVID-19, que até o momento a única forma de conter a doença seria o isolamento, somaram-se e interromperam o processo de ensino e aprendizagem em escala global. O objetivo deste estudo é refletir sobre a formação
docente considerando condições, limites e principalmente desafios que o docente enfrentou na educação no contexto da pandemia de COVID19 no que diz respeito da preparação e formação continuada de professores para o uso das Tecnologias digitais como ferramenta inovadoras para prática educacional pedagógica. De modo geral, se faz
necessário a reflexão sobre as condições de trabalho e aprendizagens de nossos educadores, um dos impactos da pandemia foi a necessidade de repensar sobre as estruturas e funcionamento escolar. Apoiou-se numa abordagem qualitativa de natureza bibliográfica com autores renomados no assunto. Concluímos que a educação a distância sugere
a necessidade de investimentos significativos na implementação de políticas educacionais que preparem os professores para o uso das TICs, juntamente com uma formação continuada, pois esse é um aspecto fundamental para a implementação de ações na valorização docente para o crescimento e desenvolvimento humano, considerando que
docentes qualificados fazem diferença na formação identitária, visto que é um aspecto fundamental e significativo para implementação de ações de valorização docente.

Biografia do Autor

Jussara de Paula da Silva Moura Moura, Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestranda pelo programa Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense,graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2018), graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade IBRA de Brasília (2022), graduação em Licenciatura em Letra-Português pela ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (2020) e graduação em Educação física pela Universidade Luterana do Brasil (2020).

Cristiana Barcelos da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Pós-doutorado, doutorado e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) com estágio de doutoramento no exterior na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PSDE-2017).

Referências

BARROS, Fernanda Costa; VIEIRA, Darlene Ana de Paula. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 826-849, Jan. 2022.

CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 2002.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, Formação dos Professores e Globalização. Questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artemed, 2010.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inovativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007.

NÓVOA, Antônio. “Precisamos colocar o foco na formação profissional dos professores”, avalia Antônio Nóvoa.Instituto Claro,2017. 1 vídeo (9min 27seg). YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KqopJQO3K0E. Acesso em: 14 jun.2023.

SILVA, Jaime Carvalho. A formação de professores em novas tecnologias da informação e comunicação no contexto dos novos programas de Matemáticas do Ensino Secundário. 1998. Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra. Disponível em: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/matnti.html. Acesso em:09 de setembro de 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

MOURA, J. de P. da S. M.; SILVA, C. B. da. ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1123. Acesso em: 29 fev. 2024.