PATRIMÔNIO CULTURAL NAS SALAS DE AULA

uma perspectiva interdisciplinar

Autores

  • Luciana do Carmo Narciso Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico e Cultural de Carangola https://orcid.org/0000-0003-1787-8277
  • Ana Lucia do Carmo Narciso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Luiza Viera Narciso Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

patrimônio cultural, educação patrimonial, interdisciplinaridade, educação

Resumo

A cultura de um povo expressa através do patrimônio cultural diz respeito aos seus costumes, práticas, saberes e fazeres. Ter como objeto de estudo trabalhos referentes ao patrimônio cultural nas salas de aula é fundamental para compreender como a educação patrimonial é abordada. O objetivo geral deste trabalho é identificar trabalhos que abordam o Patrimônio Cultural no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, com ênfase no caráter indisciplinar que a lida com os bens culturais evocam, e orienta-se a partir da seguinte questão de pesquisa: Em que medida práticas interdisciplinares levam em consideração os saberes e experiências que os discentes já trazem consigo? Para atender ao objetivo proposto e trazer luz a problemática proposta, utilizou-se a metodologia da Revisão Sistemática de Literatura para consultar os repositórios da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Após as análises, percebeu-se fatores que vão desde a exígua quantidade de pesquisas acadêmicas que versem sobre a até a defasagem na produção de material e disponibilidade recursos
didáticos acessíveis para subsidiar a abordagem do assunto. Todavia, existem esforços que buscam aproximar as pessoas e os bens que versam sobre história local, levando em consideração os saberes que existem nas vivências individuais.

Biografia do Autor

Luciana do Carmo Narciso, Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico e Cultural de Carangola

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa, membra efetiva do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Cultural de Carangola e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como Diretora de Patrimônio Histórico e Cultural de Carangola.

Ana Lucia do Carmo Narciso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Carangola. Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Cursa Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ana Luiza Viera Narciso, Universidade do Estado de Minas Gerais

Cursa graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)- unidade Carangola

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CHOAY, Françoise. O patrimônio histórico na era da indústria cultural & A competência de edificar In. A Alegoria do Patrimônio. Trad. de Luciano Vieira Machado. 3a. ed. São Paulo: Estação Liberdade/Editora da UNESP, 2006. p.205-237; p.209-265.

COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a Interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; TUCCI, Carlos Eduardo Morelli; HOGAN, Daniel Joseph; NAVEGANTES, Raul. (editores). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editoras, p. 52-70. 2000.

DA SILVA, Maristela Souza; RIBEIRO, Ana Maria Alves. Educação patrimonial e interdisciplinaridade: instrumentos para fortalecimento da cidadania no ambiente escolar. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47179. Acesso em: 15/08/2023

DE OLIVEIRA, Rafael Alves; DELAMARO, Márcio Eduardo; NUNES, Fátima de Lourdes dos Santos. Oráculos de Teste para Domínios GUI: Uma Revisão Sistemática. In: Proceedings. 2009.

DUARTE, Carla Valeria de Miranda Costa. Educação Patrimonial e Recursos Hídricos: Um guia para os municípios de Olinda e Recife' 03/12/2018 103 f. Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais Instituição de Ensino: universidade federal de Pernambuco, São Carlos Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco

FERREIRA, Lucia de Fatima Lobato. LUDICIDADE: uma reflexão sobre a brincadeira na educação patrimonial em Cuiabá - MT' 12/04/2017 207 f. Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural Instituição de Ensino: Instituto do Patrimônio Histórico E Artístico Nacional, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Biblioteca Noronha Santos BNS/IPHAN

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques.Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57- 73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73 Acesso em: 11 mar. 2023

LEMOS JUNIOR, Clesio Barbosa. “ICMS-Patrimônio Cultural”: um estudo sobre a política pública de preservação cultural do Estado de Minas Gerais com ênfase no processo de Educação Patrimonial. PragMATIZES-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, p. 67-83, 2018. LEIS, Héctor Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas, v. 6, n. 73, p. 2-23, 2005.

LONDRES, Cecília. A educação patrimonial na formação das novas gerações: algumas considerações. Educação Patrimonial: reflexões e práticas. IPHAN, João Pessoa, 2012.

MALTÊZ, Camila Rodrigues et al. Educação e Patrimônio: O papel da Escola na preservação e valorização do Patrimônio Cultural. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, p. 39-49, 2010.

MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, EVA. Maria. Técnicas de Pesquisa. undamentos de Metodologia Científica. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2003.

SCHÖNARDIE, Paulo Alfredo. O processo educativo na perspectiva histórico-cultural. Revista Contexto & Educação, v. 29, n. 93, p. 4-21, 2014.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

DO CARMO NARCISO, L.; DO CARMO NARCISO, A. L.; VIERA NARCISO, A. L. PATRIMÔNIO CULTURAL NAS SALAS DE AULA: uma perspectiva interdisciplinar. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1122. Acesso em: 29 fev. 2024.