INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO

explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História

Autores

  • Ana Luiza Vieira Narciso Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Luciana do Carmo Narciso Faculdade de Ciências da Bahia https://orcid.org/0000-0003-1787-8277
  • Ana Lucia do Carmo Narciso Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

educação, tecnologia, inteligência artificial, ChatGpt

Resumo

Esta pesquisa busca tecer breves considerações a respeito da utilização da Inteligência Artificial (IA) no campo da Educação e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Através de uma abordagem qualitativa, tem-se o objetivo geral de compreender como a IA e, mais especificamente o ChatGPT, impactam a educação e tem como base a seguinte questão orientadora: Quais são as potencialidades e limitações trazidas pela utilização do ChatGPT no âmbito da educação? As discussões apresentadas no decorrer do texto basearam-se em uma revisão bibliográfica, que fomentou a elaboração de um experimento voltado para testar a funcionalidade do ChatGPT. Através dos estudos realizados foi observou-se que a utilização dessa ferramenta no âmbito da educação é capaz de modernizar os cenários de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e atrativos, além de otimizar o trabalho do professor e a resolução de problemas por parte dos alunos. Todavia, é salutar que a utilização dessa ferramenta ocorra de forma crítica e cautelosa, tendo em vista a necessidade de se manter a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e evitar uma possível precarização da atividade docente no que diz respeito a avaliação das aprendizagens, e uma fragilização na consolidação das habilidades de experimentação, investigação e busca crítica de informações por parte dos alunos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Vieira Narciso, Universidade do Estado de Minas Gerais

Cursa Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- Unidade Carangola.

Luciana do Carmo Narciso, Faculdade de Ciências da Bahia

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestrado profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós graduanda em Metodologia do Ensino de História, foi Diretora de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Carangola atuando na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico e Cultural (janeiro de 2021 a março de 2022), onde elaborou pareceres e relatórios, sendo responsável pelos procedimentos técnicos de pontuação no ICMS do critério Patrimônio Cultural. Coordenou vistorias e visitas de acompanhamento aos bens tombados na esfera municipal, atuando ainda em prol da salvaguarda do patrimônio imaterial carangolense. Foi a Representante do Poder Executivo designada pelo Prefeito de Carangola no Conselho Municipal de Turismo (2021/2022) e é integrante do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Carangola - em 2020 atuou como Representante de Pessoas de Notório conhecimento da matéria, nas áreas de História e Antropologia, Arquitetura e Urbanismo ou Artes Plásticas e entre 2021 e 2022 foi Representante do Poder Executivo. Áreas de interesse: memória coletiva, cultura, políticas públicas culturais, arquivologia, museologia e documentação de acervos museológicos.

Ana Lucia do Carmo Narciso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Carangola. Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em Currículo e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Cursa Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente trabalha como professora de matemática na rede pública estadual de Minas Gerais.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão final. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 19 de julho de 2023.

BRASIL. Puc Minas. Conexão Puc Minas. Inteligência artificial: o que é e como trabalhar na área. o que é e como trabalhar na área. 2022. Disponível em: https://conexao.pucminas.br/blog/carreira/inteligencia-artificial/. Acesso em: 19 jul. 2023.

CASSOL, Daniel. Quais os impactos do ChatGPT e da Inteligência Artificial na Educação? 2023. Elaborada pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/web/ifsc-verifica/w/quais-os-impactos-do-chatgpt-e-da-inteligencia-artificial-na-educacao-. Acesso em: 19 jul. 2023.

COZMAN, Fabio G.; NERI, Hugo. O que, afinal, é Inteligência Artificial? In: COZMAN, Fabio G.; PLONSKI, Guilherme Ary; NERI, Hugo (org.). Inteligência Artificial: avanços e tendências. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, 2021. p. 1-414.

GOMES, Dennis dos Santos. Inteligência Artificial: conceitos e aplicações. Revista Olhar Científico: Faculdades Associadas de Ariquemes, [s. l], v. 1, n. 2, p. 234-246, ago. 2010.

KELLER, Laurent. Devemos temer o uso da Inteligência Artificial na educação?: docentes da ufsm avaliam como as novas tecnologias podem impactar o ensino brasileiro. Docentes da UFSM avaliam como as novas tecnologias podem impactar o ensino brasileiro. 2023. Editado por Mariana Henriques. Disponível em: https://www.ufsm.br/2023/06/13/uso-da-inteligencia-artificial-na-educacao. Acesso em: 19 jul. 2023.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: princípios e fundamentos.Cadernos da Fucamp, [s. l], v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

VIEIRA NARCISO, A. L.; DO CARMO NARCISO, L.; DO CARMO NARCISO, A. L. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1120. Acesso em: 29 fev. 2024.