O USO DA PROGRAMAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA ATRAVÉS DO SOFTWARE SCRATCH

uma revisão de literatura

Autores

Palavras-chave:

matemática, tecnologia, geometria, Scratch

Resumo

Esta pesquisa busca tecer breves considerações a respeito do ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que explora as possibilidades de utilização do software Scratch enquanto ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Esta investigação, que lança mão de uma abordagem qualitativa, tem o objetivo geral de discorrer sobre a possibilidade de utilizar o Scratch como ferramenta pedagógica no ensino de geometria e é norteada pela seguinte questão orientadora: Como o software Scratch pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da geometria nos anos finais do Ensino Fundamental?. As discussões apresentadas no decorrer no texto basearam-se em uma revisão bibliográfica e teve como fonte de pesquisa os trabalhos publicados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Foi possível concluir, através do levantamento, que a adoção de metodologias do ensino de matemática que rompam com um viés de ensino tradicional e coloque o aluno como protagonista na construção de suas aprendizagens, pode configurar-se em um meio de estimular a ocorrência de aprendizagens significativas. Além disso, as reflexões realizadas indicam caminhos e possibilidades para a utilização de metodologias de ensino de matemática que vão além do modelo tradicional, ao qual a maioria dos discentes está habituada a empregar no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Ana Lucia do Carmo Narciso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Carangola. Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Especiazação em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Cursa Especialização em Currículo e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Cursa Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente trabalha como professora de matemática na rede pública estadual de Minas Gerais. 

Luciana do Carmo Narciso, Faculdade de Ciências da Bahia

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestrado profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós graduanda em Metodologia do Ensino de História, foi Diretora de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Carangola atuando na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico e Cultural (janeiro de 2021 a março de 2022), onde elaborou pareceres e relatórios, sendo responsável pelos procedimentos técnicos de pontuação no ICMS do critério Patrimônio Cultural. Coordenou vistorias e visitas de acompanhamento aos bens tombados na esfera municipal, atuando ainda em prol da salvaguarda do patrimônio imaterial carangolense. Foi a Representante do Poder Executivo designada pelo Prefeito de Carangola no Conselho Municipal de Turismo (2021/2022) e é integrante do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Carangola - em 2020 atuou como Representante de Pessoas de Notório conhecimento da matéria, nas áreas de História e Antropologia, Arquitetura e Urbanismo ou Artes Plásticas e entre 2021 e 2022 foi Representante do Poder Executivo. Áreas de interesse: memória coletiva, cultura, políticas públicas culturais, arquivologia, museologia e documentação de acervos museológicos.

Ana Luiza Vieira Narciso, Universidade do Estado de Minas Gerais- unidade Carangola

Cursa licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais- unidade Carangola.

Referências

BIKLEN, Sari Knopp; BOGDAN, Robert C.. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

Brasília, MEC/SEF, 1997. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão final. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-

pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

HAUBERT, Délcio Régis. Benefícios para o estudo de geometria plana com o compilador de programação Scratch. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós- Graduação em Ensino Científico e Tecnológico, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, 2018.

LOUREIRO, Ana Claudia; QUEIROZ, Vanessa. O USO DO SCRATCH NO ENSINO DE GEOMETRIA. In: CONGRESSO PESQUISA DO ENSINO, 6., 2017, São Paulo. Anais [...] . São Paulo: Sinpro Sp, 2017. p. 1-11.

MIRANTE, Ângela Cristina da Fonseca; SANTOS, Luana da Paixão dos; SANTOS, Patrícia Cristiane Santana dos; SOUZA, Tairine Alberta de; PIRES, Van Danne Oliveira. SCRATCH: ensino de conceitos inerentes à geometria. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA, 18., 2019, Ilhéus. Anais [...] . Ilhéus: Ebem-Uesc, 2019. p. 1-5.

NOGUEIRA, Adriana da Costa. o uso da plataforma de programação Scratch como ferramenta auxiliar no ensino de geometria plana. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Floriano, 2021.

PICCOLO, Priscila; WEBBER, Carine Geltrudes; LIMA, Maria de Fátima Webber do Prado. INTEGRANDO O SOFTWARE SCRATCH AO ENSINO DA GEOMETRIA: um experimento inicial. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias da Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 1-10, dez. 2016.

QUEIROZ, Vanessa de Sousa. Contribuições da linguagem Scratch para o ensino da geometria. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, São Paulo, 2018.

QUEQUI, Greice Borges. Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch: uma experiência no ensino fundamental, porto alegre 2021. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

SANTOS FILHO, Carlos Henrique Damião dos. O USO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DA GEOMETRIA. Colloquium Exactarum, [S.L.], v. 12, n. 3, p. 78-84, 8 fev. 2021. Associacao Prudentina de Educacao e Cultura (APEC). http://dx.doi.org/10.5747/ce.2020.v12.n3.e332.

SANTOS, Elciane de Jesus. MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: uma renovação do ensino de matemática nas décadas de 1960 a 1980. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 7, n. 20, p. 370-379, 12 jul. 2020. Boletim Cearense de Educação e Historia da Matemática - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2846.

SCRATCH BRASIL (Brasil). Você conhece o Scratch? 2014. Disponível em: http://www.scratchbrasil.net.br/index.php/sobre-o-scratch/73-conhece-scratch.html. Acesso em: 10 ago. 2022.

VENTORINI, André Eduardo; FIOREZE, Leandra Anversa. O SOFTWARE SCRATCH: uma contribuição para o ensino e a aprendizagem da matemática. In: ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2014, Santa Maria. Anais [...] . Santa Maria: Ufsm, 2014. p. 1-

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

DO CARMO NARCISO, A. L. .; DO CARMO NARCISO, L.; VIEIRA NARCISO, A. L. O USO DA PROGRAMAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA ATRAVÉS DO SOFTWARE SCRATCH: uma revisão de literatura. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1116. Acesso em: 29 fev. 2024.